sexta-feira, 5 de março de 2010

Profissão: Cabeleireiro


O cabeleireiro é o profissional que cuida da beleza e saúde dos cabelos de seus clientes.

Trabalhando com cortes, escovas, hidratações, químicas, tinturas, técnicas de alisamento e relaxamento capilar, penteados para ocasiões especiais e diversas técnicas para mantê-los sempre no tamanho e estética ideal, buscando o melhor resultado para agradar seus clientes.

Características para ser cabeleireiro
Para tornar-se um bom cabeleireiro, é necessário ter bastante interesse por estética e estar sempre ligado às novas tendências.
É importante ser pontual, ter postura correta, cuidar-se bem, ter um tom de voz adequado e ser organizado.
O diferencial:
O atendimento personalizado é um grande diferencial para atrair e manter seus clientes.

Existem algumas regras básicas para um atendimento de qualidade, respeitando a privacidade do cliente e, ao mesmo tempo, oferecendo um tratamento diferenciado. Cada pessoa que vem ao salão tem uma expectativa diferente e a beleza tem um vínculo com a identidade mais profunda. O bom profissional deve estar atento a alguns itens importantes para o atendimento personalizado.
- Necessidade: é preciso levar em conta os sentimentos de privação que a cliente, mesmo de forma inconsciente, expressa quando solicita os serviços de um profissional de beleza.
- Produtos: Os produtos devem ter qualidade para atender às necessidades ou desejos das pessoas que procuram o salão, com resultados que possam surpreender positivamente a todos.
- Relacionamento: Construção de relações satisfatórias em longo prazo, entre profissionais e clientes. Este é um dos objetivos mais importantes do atendimento personalizado: criar vínculos.
- Simpatia: ser simpático, cordial e afetuoso, entusiasmo e educação são fundamentais para garantir uma imagem positiva entre seus clientes.

Mercado de Trabalho:
O mercado de trabalho dos cabeleireiros é bastante competitivo, por depender da qualidade de seus serviços.

Pode-se trabalhar para salões de beleza como funcionário ou como autônomo.
Com a forte tendência pelos cabelos lisos hoje em dia, os cabeleireiros que mais se especializam nesta técnica que inclui alisamento, hidratação e relaxamento, através de cursos e workshops, acabam se destacando mais e sendo mais bem remunerados pelo serviço.

Normalmente o cabeleireiro tem, como base de remuneração financeira, comissões de serviços prestados ao salão em que trabalha.

Tais comissões são totalizadas semanalmente, ou por quinzena, ou mensalmente. Dependendo do combinado com o dono do salão de beleza, estas comissões ficam por volta de trinca e cinco por cento, em grandes redes.

O salão de grandes redes tem a possibilidade de ter firo maior de clientela, o que justifica esta porcentagem e forma de pagamento.

Já salões de bairros, costumam comissionar até cinquenta por cento do total arrecadado. Assim, a fórmula de cada salão e varia de acordo com o proprietário e sua localização.

As maiorias dos empregadores, para serviços em que não são utilizados produtos, pagam a seus colaboradores o montante de cinquenta por cento. Estes serviços são escovas, cortes e penteados, às vezes, até uma simples hidratação capilar.
Para os demais serviços, em que são utilizados produtos, pagam entre quarenta e trinta e cinco por cento. Estes serviços são: tinturas, reflexos, mechas, descolorações, etc…O que parece justo. O empregador paga uma menor parte ao profissional, a fim de manter o estoque do estabelecimento, incluindo, no montante final, as despesas com estes produtos.

Formação
A profissão de cabeleireiro é um caso onde a prática e experiência acabam formando o profissional, da mesma forma que em outras profissões da área de estética como maquiador e manicure.

Apesar disso, é importante ressaltar que os cursos profissionalizantes de cabeleireiro são o base, pois ensinam as técnicas e cuidados principais.

É importante também manter-se atualizado com as tendências de cortes, de tratamentos específicos como:
- Alisamentos e relaxamentos.
- Escovas progressivas e definitivas
- Tratamentos capilares e hidratações.
- Reconstrução térmica
Assim, o profissional pode se tornar mais capacitado para as mais variadas exigências dos clientes. Este é o diferencial que vai chamar a atenção daqueles que procuram seus serviços, tornando-os clientes fiéis e satisfeitos.

Curso de Cabeleireiro:

Teruya, Soho, Senac, Embelleze entre outros...



texto tirado do blog do Instituto Universal

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